quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Rosinha retira pelouros a dois vereadores do PSD


Maria da Luz Rosinha anunciou, quarta-feira à noite, no final da reunião camarária realizada no Forte da Casa, que retira os pelouros atribuídos a dois dos três vereadores do PSD, devido à atitude que tomaram contra uma proposta de alteração de um loteamento urbano da Póvoa de Santa Iria. A presidente da Câmara de Vila Franca e a maioria PS entendem que esta posição dos sociais-democratas vem fora de tempo. Os eleitos do PSD sublinham que já tinham expressado estas reservas em Outubro.
A proposta foi aprovada com 8 votos favoráveis de PS e CDU, mas os três vereadores do PSD votaram contra. Um deles,  João de Carvalho, lamentou, contudo, a “intransigência de parte a parte” e alguma falta de diálogo e explicou que também votara contra “por uma questão de disciplina” e sob “protesto”. Maria da Luz Rosinha disse, ao Voz Ribatejana, que, nessas condições, decidiu retirar os pelouros aos vereadores Rui Rei (obras municipais) e Helena Pereira de Jesus (actividades económicas) e manter a atribuição do pelouro da cultura a João de Carvalho.
Esta situação abre, contudo, um cenário complicado na Câmara de Vila Franca de Xira, onde o PS tem uma maioria relativa (5 eleitos em 11) e fez um entendimento de governação com os sociais-democratas. Não se sabe, agora, se João de Carvalho quererá manter funções executivas e é pouco provável que o PSD aceite a permanência de um vereador nessa situação e de outros dois sem pelouros. Se o PSD “romper” com o PS, os socialistas terão que governar com maioria relativa, problema complicado em vésperas da votação do plano e orçamento para 2012.

Saiba mais na edição de 7 de Dezembro do Voz Ribatejana  

Sem comentários: