O comportamento e a velocidade por vezes excessiva de alguns ciclistas no caminho pedonal ribeirinho e na travessia do Jardim Municipal Constantino Palha de Vila Franca de Xira estão a gerar alguma preocupação. Os eleitos da CDU alertam para a velocidade excessiva de alguns e para a necessidade de encontrar formas de disciplinar a situação para evitar atropelamentos, sobretudo de crianças. A maioria PS reconhece o problema, considera que há desrespeito pela sinalização ali colocada e promete tomar mais algumas medidas.
Rui Pereira, vereador da CDU, lembra que “a sinalização que proíbe a circulação de bicicleta a pessoas com mais de 10 anos no Jardim Municipal desapareceu” e que “já passam ali alguns ciclistas a velocidade exagerada, no mesmo sítio onde passeiam crianças, que gostam de fugir aos pais e aos avós”. O autarca alertou para os riscos de acidentes e quis saber se está prevista alguma protecção reforçada no passeio ribeirinho, para limitar os perigos de queda para as zonas de lodo do rio.
Maria da Luz Rosinha explicou que o sinal de proibição da circulação de bicicleta para maiores de 10 anos foi retirado, porque há uma faixa situada junto à linha-férrea destinada à circulação dos ciclistas. “Temos ali uma ciclovia, a ideia é que as bicicletas circulem por ali. É uma questão de educação e de civismo”, sublinhou a presidente da Câmara, admitindo que também tem conhecimento e já se confrontou ela própria com casos de ciclistas que rodam no caminho ribeirinho a velocidades excessivas e não respeitam os sinais ali colocados que indicam que a faixa interior é para bicicletas e peões e a mais próxima do rio só para peões.
Saiba mais na edição de 7 de Dezembro do Voz Ribatejana
Sem comentários:
Enviar um comentário