terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Atleta do Arrudense é campeã nacional de maratona


É natural de Lisboa e reside no concelho do Seixal, já depois de ter vivido alguns anos na Alemanha, mas corre pelo Clube Recreativo e Desportivo Arrudense (CRDA) desde 2009 e alcançou, este ano, os títulos de campeã nacional de maratona e de 10 mil metros em pista. Anabela Tavares, com 33 anos e dois filhos adolescentes, ganhou também a recente Maratona de Lisboa e ainda se mostra algo surpreendida com os excelentes resultados obtidos.
A vida não tem sido fácil para esta mulher, natural de Lisboa, que praticou atletismo entre os 12 e os 17 anos e que suspendeu essa actividade quando emigrou para a Alemanha, para se juntar à sua mãe e trabalhar naquele país do Norte da Europa. Deixou de correr regularmente durante quase 13 anos e, há 3, quando voltou para Portugal, resolveu voltar a treinar, incentivada também por David Fernandes, outro atleta do Arrudense, que a tem orientado nos treinos. Começou por representar um clube da Quinta do Conde e, nas últimas duas épocas, por influência também de David Fernandes, resolveu juntar-se ao Arrudense.
“O Arrudense funciona como uma família, tentamos ajudar-nos uns aos outros no que podemos, na pista também. A camada mais jovem faz muita pista e ajudamo-nos muito, também nos treinos”, explica a atleta, que vai conseguindo gerir o seu tempo com muita força de vontade, acumulando as horas de trabalho, os treinos e o acompanhamento dos filhos. “Nunca imaginei entrar assim num campeonato nacional de maratona e ganhar. Tinha sido campeã nacional de 10 mil metros em pista, mas fiquei muito surpreendida”, admite, frisando que fazer 42 quilómetros “exige muito pensamento positivo".

Saiba mais na edição de 21 de Dezembro do Voz Ribatejana  

Sem comentários: