quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Pressão de moradores e autarcas anula corte de estrada que quase isolaria a Calhandriz



A Estradas de Portugal (EP), perante a pressão de moradores e de autarcas, decidiu reduzir o âmbito da intervenção na ponte do Carvalho (também conhecida por ponte da Velosa) integrada na empreitada de substituição e alargamento de pontões da Estrada Nacional 10-6 (EN 10-6). A empresa empreiteira chegou a planear a demolição da antiga ponte no passado dia 6, mas moradores da freguesia da Calhandriz, que ficaria quase isolada, protestaram no local, exigindo alternativas.
A EP explicou, então, que substituir a ponte mantendo o tráfego de ligeiros implicaria um acréscimo de custos da ordem dos 80 a 100 mil euros, que não podia suportar. Depois de alguns dias de negociações, a presidente da Câmara de Vila Franca de Xira anunciou que se chegou a um entendimento, através do qual a obra de alargamento e substituição integral do tabuleiro será anulada, realizando-se apenas trabalhos de reparação e reforço da ponte e dos seus alicerces, que não obrigam ao corte do trânsito, permitindo a sua circulação alternada. 
A empreitada de reabilitação dos pontões da EN 10-6, orçada em 1, 2 milhões de euros, arrancou no Verão e já implicou a demolição e substituição do pontão das Silveiras. Aí, embora o tráfego tenha sido cortado durante mais de 2 meses, a população da Calhandriz ainda conseguia chegar rapidamente à Nacional 10 desviando pelo Sobralinho. Se viesse a ser cortada a ponte do Carvalho é que as alternativas para o mesmo percurso obrigariam a fazer mais 14 quilómetros.


Saiba mais na edição de 21 de Dezembro do Voz Ribatejana

Sem comentários: