quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Utentes de saúde protestam hoje na Lezíria


As comissões de utentes dos serviços públicos de saúde de seis concelhos da Lezíria do Tejo decidiram organizar acções de protesto em simultâneo entre as 19h00 e as 20h00 desta quinta-feira, reclamando medidas de reforço das unidades de saúde da região onde já são mais de 30 mil os inscritos sem médico de família. Os promotores estão também preocupados com a falta de informação sobre a renovação de contratos de prestação de serviços médicos já a partir de 1 de Janeiro de 2012, temendo pelo fecho parcial do Serviço de Atendimento Permanente de Benavente e de mais algumas extensões de saúde.
O novo presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) já disse, no entanto, ao Voz Ribatejana, que não haverá qualquer alteração do funcionamento deste SAP – serve os 50 mil habitantes dos municípios de Benavente e Salvaterra – enquanto não estiver concluído um estudo global de reestruturação dos serviços de urgência e emergência e enquanto o Ministério da Saúde não delinear e aprovar as medidas daí resultantes. Cunha Ribeiro prevê que este estudo possa estar pronto até Fevereiro e garante que, até lá, não haverá mexidas nos recursos humanos dos SAP e serão prorrogados os contratos de prestação de serviços médicos.
Mas os representantes das comissões de utentes da Lezíria que reuniram, no dia 16, com o vice-presidente da ARSLVT, mostram-se também preocupados com o futuro próximo das unidades (extensões) de saúde actualmente muito dependentes de contratos com empresas que fornecem horas de serviços médicos. Para hoje agendaram concentrações em Alpiarça, Chamusca e Benavente.

Saiba mais na edição de 4 de Janeiro do Voz Ribatejana 

Sem comentários: