domingo, 18 de março de 2012

Primeiro Robotarium do Mundo não resistiu ao vandalismo


Alverca acolheu, em Junho de 2007, o primeiro “Robotarium” do Mundo. Uma ideia do arquitecto  e artista plástico Leonel Moura, que apostou na criação de uma grande estrutura envidraçada, tipo aquário, onde foram colocadas quatro dezenas de pequenos robots, alimentados por painéis solares. Em pouco tempo, o “Robotarium” foi sucessivamente vandalizado e até as marcas de tiros são, ainda hoje, visíveis nos vidros à prova de bala da estrutura instalada no Jardim Central do Bom Sucesso. Conhecido em todo o Mundo como projecto pioneiro, o Robotarium está, assim, desactivado e abandonado há mais de três anos, enquanto se procuram soluções alternativas que o preservem.
No Robotarium foram investidos cerca de 100 mil euros e, para evitar mais prejuízos, os robots foram retirados e estão em recuperação no atelier de Leonel Moura. Mas as várias tentativas da Câmara de Vila Franca de Xira para reconstituir o projecto num local mais protegido não têm sido bem sucedidas, sobretudo devido aos custos da mudança.

 Leonel Moura admite que já se sabia que o projecto ia ser instalado num ambiente potencialmente "hostil” e acredita que, ultrapassada esta fase de crise económica, há-de haver uma solução para colocar o Robotarium num local “mais seguro”. Já fez entretanto um “Robotarium Portátil” que tem circulado pelas principais cidades brasileiras.

Saiba mais na edição de 28 de Março do Voz Ribatejana

Sem comentários: