domingo, 18 de março de 2012
Primeiro Robotarium do Mundo não resistiu ao vandalismo
Alverca acolheu, em Junho de 2007, o primeiro “Robotarium” do Mundo. Uma ideia do arquitecto e artista plástico Leonel Moura, que apostou na criação de uma grande estrutura envidraçada, tipo aquário, onde foram colocadas quatro dezenas de pequenos robots, alimentados por painéis solares. Em pouco tempo, o “Robotarium” foi sucessivamente vandalizado e até as marcas de tiros são, ainda hoje, visíveis nos vidros à prova de bala da estrutura instalada no Jardim Central do Bom Sucesso. Conhecido em todo o Mundo como projecto pioneiro, o Robotarium está, assim, desactivado e abandonado há mais de três anos, enquanto se procuram soluções alternativas que o preservem.
No Robotarium foram investidos cerca de 100 mil euros e, para evitar mais prejuízos, os robots foram retirados e estão em recuperação no atelier de Leonel Moura. Mas as várias tentativas da Câmara de Vila Franca de Xira para reconstituir o projecto num local mais protegido não têm sido bem sucedidas, sobretudo devido aos custos da mudança.
Leonel Moura admite que já se sabia que o projecto ia ser instalado num ambiente potencialmente "hostil” e acredita que, ultrapassada esta fase de crise económica, há-de haver uma solução para colocar o Robotarium num local “mais seguro”. Já fez entretanto um “Robotarium Portátil” que tem circulado pelas principais cidades brasileiras.
Saiba mais na edição de 28 de Março do Voz Ribatejana
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário