segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Novos horários da CP contestados na Póvoa


A estação da Póvoa de Santa Iria ficou quase sem paragens de comboios para Santa Apolónia aos fins de semana e feriados e viu também reduzidas as paragens em período nocturno. Os utentes mais afectados não se conformam e a Assembleia de Freguesia também já aprovou uma moção contra as alterações de horários introduzidas pela CP desde o passado dia 11.
Com estas alterações, apenas os chamados “comboios regionais” com destino e origem em Santa Apolónia param, agora, na Póvoa aos fins-de-semana e alguns utentes dizem que gastam mais hora e meia em percursos alternativos para a zona ocidental de Lisboa. A CP alega que fez um estudo de mercado, que concluiu que apenas 4% dos passageiros de fim-de-semana que utilizam a estação da Póvoa fazem ligações com Santa Apolónia e que, mesmo assim, manteve as paragens dos comboios regionais.
Também a Assembleia de Freguesia da Póvoa já se pronunciou, no dia 29, contra estas medidas e contra a redução das paragens de comboios na estação local em período nocturno. Em moção aprovada por maioria, com votos favoráveis de CDU, PS e Bloco de Esquerda, o órgão deliberativo local sustenta que estas alterações, associadas aos aumentos das tarifas, vieram criar “sérias dificuldades aos povoenses que necessitam deste meio de transporte”. O documento, apresentado pela bancada da CDU, recorda que a estação da Póvoa e o concelho de Vila Franca são os que “mais contribuem com passageiros e receita para os cofres da CP” nesta Linha Suburbana do Norte de Lisboa.

    
Saiba mais na edição de 4 de Janeiro do Voz Ribatejana

Sem comentários: