domingo, 6 de março de 2011

Vila Franca convida para o Sável mas restaurantes querem mais divulgação


Durante dois meses, o concelho de Vila Franca de Xira convida os apreciadores de um bom prato de sável. Vinte e quatro restaurantes distribuídos por 7 freguesias oferecem as melhores formas de confeccionar o famoso peixe que outrora povoou o Tejo e que ainda hoje atrai milhares de pessoas
A Açorda de Sável e o Sável Frito são as opções mais procuradas, no decorrer da campanha “Março-Mês do Sável”, que decorre desde o princípio de Março até final de Abril. Os restaurantes mantêm o entusiasmo, garantem que a procura continua a ser elevada e já servem, nalguns casos, pratos de sável em Fevereiro. Gostariam, contudo, que as autarquias locais e o pelouro de Turismo da Câmara investissem mais na divulgação da iniciativa e na organização de algumas actividades complementares. É que, apesar de tudo, o Mês do Sável é capaz de trazer alguns milhares de visitantes ao concelho. 
“A campanha tem vindo a melhorar, com uma aposta na qualidade do peixe, que é melhor. Tem evoluído bastante”, sustenta Fernando Carneiro, um dos responsáveis pelo restaurante “O Forno”, garantindo que os pratos e a campanha do sável continuam a trazer muita gente a Vila Franca, com grupos que se organizam especificamente para vir comer sável à cidade. Por ano, o restaurante fundado em 1982 na antiga Rua Direita de Vila Franca (Rua Miguel Bombarda) pode servir cerca de 1000 doses de sável, o que representa um contributo importante para o seu funcionamento. “Pensamos que a Comissão Municipal de Turismo, a Câmara e as pessoas com interesse na terra deveriam apoiar um bocadinho mais. Havia umas lembranças, uns bolos, os garraios e as lezírias, para dar às pessoas no final das refeições. Deixou de haver e, no ano passado, mandámos fazê-los por nossa conta e notámos que as pessoas davam muita importância àquilo”, disse Fernando Carneiro ao Voz Ribatejana, frisando que essas lembranças fornecidas pela CMT deixaram de existir há uns 4 ou 5 anos. Depois, também as reuniões com os restaurantes aderentes para preparação ou balanço da campanha do sável deixaram de se fazer. O mesmo sentimento tem Bento Marques, responsável do restaurante Golfinho Branco de Alhandra, que acha que a campanha continua a atrair muita gente mas precisa de mais divulgação.   

Sem comentários: