domingo, 20 de março de 2011

100 limpam orla do Tejo na Lezíria de Vila Franca


Cerca de 100 pessoas de todas as idades participaram, no sábado, numa ampla acção de limpeza da orla do Tejo junto ao dique que protege os campos da Lezíria de Vila Franca de Xira. Ao longo de mais de 10 quilómetros, os diversos grupos recolheram os mais variados materiais, incluindo plásticos e madeiras, mas também monos, tubos, garrafas e até roupas e calçado, que são arrastados para ali pelas águas do rio e pelo vento, mas também, muitas vezes, largados propositadamente por alguns que se querem livrar de determinado “lixo”.
A “Missão Lezíria Limpa” surgiu por iniciativa da Associação dos Beneficiários da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira (ABLGVFX) e contou com a coordenação no terreno da Liga para a Protecção da Natureza. Os participantes tinham as mais variadas origens, desde estudantes universitárias de Lisboa a jovens escuteiros de Vila Franca. 
Rui Paixão, técnico da ABLGVFX, sublinha que estas áreas da orla do Tejo são públicas, pertencem a todos nós e é muito importante unir esforços para as manter limpas. “Queremos que a pessoas venham viver a Lezíria, que venham ao campo e que encontrem um campo limpo”, vincou, frisando que houve a preocupação de criar condições para que as pessoas separassem o lixo em quatro categorias – vidro, embalagens, papel e cartão e lixo indiferenciado - e que a Câmara de Vila Franca assumiu a responsabilidade de entregar na Valorsul.
Já Ana Sofia Ribeiro, coordenadora do projecto Ecos-Locais da LPN, salientou que Liga procura sensibilizar as pessoas para a preservação do ambiente e motivá-las para replicar acções deste tipo nas suas áreas, criando grupos locais de limpeza e protecção da natureza. O agrupamento de escuteiros 823 de Vila Franca de Xira foi o principal mobilizador, reunindo cerca de 35 crianças e jovens para esta acção. “É a continuação do nosso trabalho habitual”, rematou Mário Carvalho, chefe do grupo de escuteiros.

Saiba mais na edição de 30 de Março do Voz Ribatejana 

2 comentários:

Pedro Calisto disse...

Procuro a notícia sobre o depósito de terras "provisório" em Alverca e não encontro...

Pedro Calisto disse...

Mão de obra grátis...

Um acto de louvar, mas as lezírias até estão "vedadas" ao público...

Existe muito mais no concelho para limpar e cuidar além das lezírias. Para quando uns espaços verdes decentes em Alverca e Vila Franca?