quarta-feira, 16 de março de 2011

Concelho de Vila Franca tem 841 crianças e jovens em perigo


Vila Franca de Xira foi, na década de 90, um dos primeiros municípios a criar uma comissão de protecção de menores. Hoje, o concelho é um dos mais avançados neste domínio, com três centros de acolhimento temporário de crianças e jovens em risco e uma Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo (CPCJP) muito activa. No final de 2010, a CPCJP vila-franquense tinha 841 processos em mãos, o que significa que acompanhava 841 casos de crianças e jovens ameaçados por algum tipo de risco grave.
Um número que traduz uma diminuição significativa por comparação com os 974 do final do ano anterior, mas que também representa uma evolução muito grande dos casos dados como resolvidos, uma vez que, durante o ano passado, entraram mais 392 processos de crianças e jovens em perigo residentes no Município de Vila Franca de Xira. Póvoa de Santa Iria, Alverca, Vila Franca e Vialonga são as freguesias com maior percentagem de casos.
A CPCJP procura esgotar todas as possibilidades de encaminhar e resolver estas situações no seio da família. Em 2006, apenas 6 crianças e jovens foram retirados à família e colocados em instituições de acolhimento.

Saiba mais na edição de 16 de Março do Voz Ribatejana

Sem comentários: