quinta-feira, 24 de março de 2011

Furto de cobre compromete abertura de ETAR e dá prejuízos de 10 mil euros



A estação de tratamento de águas residuais do Couço (concelho de Coruche) não deixou de ser inaugurada na terça-feira como estava previsto, mas a abertura do equipamento acabou por ser seriamente comprometida pelo roubo do cobre do posto de transformação (PT) eléctrica, que terá ocorrido na noite anterior e impede agora o funcionamento da ETAR. O PT colocado suspenso num poste foi deitado ao chão e ficou num estado irrecuperável, causando prejuízos da ordem dos 10 mil euros. É mais um caso de roubo de cobre que a GNR investiga na região ribatejana, onde este tipo de crime é cada vez mais comum, devido ao valor que alguns receptadores dão pelo cobre roubado. A instalação de um novo PT poderá demorar, agora, alguns meses e, até lá, a nova ETAR, fruto de um investimento de 1, 5 milhões de euros da Águas do Ribatejo, não poderá começar a funcionar.
Neste caso, segundo a GNR, as barras de cobre que compõem o PT poderão valer 3 a 4 mil euros e os assaltantes beneficiaram do facto da energia não estar, ainda, ligada. Porque, se estivesse, sujeitavam-se a uma forte descarga eléctrica.
A empresa intermunicipal diz que não consegue prever, agora, quando é que poderá colocar a ETAR em funcionamento. Tudo depende da celeridade da EDP na colocação de um novo PT.

Saiba mais na edição de 30 de Março do Voz Ribatejana

Sem comentários: