terça-feira, 3 de abril de 2012

Santana da Carnota não tem médicos há 15 dias por causa de uma avaria informática


A Extensão de Saúde de Santana da Carnota (ESSC) está sem consultas desde o passado dia 16, porque ainda não foi resolvido um problema no sistema informático. Os vários organismos de tutela da saúde na região não assumem responsabilidade pelo problema e alguns moradores reclamaram na sessão de segunda-feira da Câmara de Alenquer. Acham que esta será mais uma manifestação de “má vontade” para com a ESSC, que só não encerrou definitivamente em 2011 por suposta falta de médicos porque os habitantes se opuseram. A Administração Regional de Saúde diz, por seu turno, que já tem conhecimento da situação e que está em vias de solução.
Certo é que, nas duas últimas semanas, não houve uma única consulta para os cerca de 1500 utentes inscritos na Extensão de Santana. A alternativa para os que precisem de atendimento mais urgente é percorrerem os 10 quilómetros que separam a aldeia do Centro de Saúde  de Alenquer e tentar obter ali uma consulta de recurso. Mas os transportes públicos são muito escassos e a solução tem que passar, muitas vezes, pelo táxi, ou pelo adiamento da consulta.
“Depois vêm para a televisão dizer que estranham que tenham morrido 3000 idosos em seis dias, mas as pessoas não têm acesso às consultas médicas", sublinha uma das moradoras, Maria da Glória Renegado. 

Saiba mais na edição de 11 de Abril do Voz Ribatejana 

Sem comentários: