terça-feira, 17 de abril de 2012

Ginastas de Alhandra disputam mundial de acrobática


Três jovens ginastas do Grupo Desportivo do Pessoal da Cimpor viajaram hoje para os Estados Unidos onde vão disputar os Campeonatos do Mundo de Ginástica Acrobática. Liana, Inês e Raquel participam nas provas do escalão de juvenis com um trio que terá pela frente representações de mais de 30 países. O objectivo é passar às finais, mas conseguir o apuramento para o Mundial já é um feito, apesar da falta de apoios que leva a que quase tudo tenha que ser suportado pelos pais e pelo clube.
A ginástica acrobática tem grande tradição no Grupo Desportivo do Pessoal da Cimpor, colectividade fundada em Novembro de 1935, ligada à vizinha fábrica cimenteira, que tem mais de 100 praticantes nesta modalidade. "Exige muito treino, mas já estamos habituadas a este ritmo, não é fácil conciliar com a escola, mas conseguimos conciliar as duas coisas”, garante Inês Velez, uma das participantes, residente em Alhandra. O mesmo sentimento tem a Raquel Martins, que reside em Vila Franca de Xira e começou no Clube do Bom Retiro. "Tem que haver uma grande sincronização e espírito de conjunto”, disse ao Voz Ribatejana.
Depois do apuramento alcançado no início de Fevereiro na cidade da Maia seguiu-se uma fase de preparação para o Mundial. “Vai ser uma experiência muito boa, vai ser a primeira vez que vou competir fora do nosso País. Temos sempre alguma preocupação com tanta gente a ver, mas tentamos ultrapassar isso”, sustenta Inês Velez. Para Raquel Martins participar no Mundial é também o concretizar de um sonho. “Não vamos lá para ficar em nenhum pódio, mas vamos fazer o nosso melhor, como fazemos em todas as competições a que vamos”, promete, lamentando que a ginástica acrobática tal como muitas das chamadas modalidades amadoras tenham muito pouca divulgação em Portugal.

 Saiba mais nas edições de 11 de Abril e 9 de Maio do Voz Ribatejana 

Sem comentários: