terça-feira, 3 de abril de 2012

Festival junta 80 forcados em Vila Franca


Vila Franca de Xira inaugurou a temporada no passado dia 1 de Abril, com um festival comemorativo dos 55 anos da União Desportiva Vilafranquense e dos 80 anos do Grupo de Forcados Amadores da cidade, sendo destes os momentos mais vibrantes da tarde. Cerca de 80 forcados em praça, com as velhas glórias a darem cartas frente a seis exemplares de Santa Maria, que, salvo o primeiro, não complicaram nesta homenagem aos rapazes da jaquetas das ramagens.
Na primeira pega da tarde, António Faria não se fechou bem e no desaire do derrote o novilho bateu forte com o píton e causou-lhe uma luxação na perna, tendo que recolher à enfermaria. Foi dobrado por Rui Graça, a mandar bem na reunião rija à córnea. Diogo Pereira esteve seguro no cite e veio bem fechado na córnea até tábuas com o grupo bem coeso. No terceiro, Vasco Dotti abriu o leque da veterania avançando em cite seguro, falando bem ao toiro, pleno de senhorio e embarbelando-se com segurança.
Na segunda parte continuou a arte de bem pegar toiros com Carlos Teles “Caló” a citar com a galhardia habitual para, com 3 ou 4 passos atrás, reunir justo na córnea, bem ajudado por um dos gémeos “Menica”. No sétimo, o supra sumo da técnica, Rogério Antunes, citou com classe, fixou a investida e deixando brilhar o oponente, colou-se na barbela e deixou-se ir pelo seu caminho parecendo tudo fácil. A fechar mais uma pega de técnica surpreendente, esta de João Tavares “Pita”, citando com garbo e recuando a tourear a investida mais de meia praça.

Saiba mais na edição de 11 de Abril do Voz Ribatejana

Sem comentários: