terça-feira, 3 de abril de 2012

Cooperativas juntam-se para novos projectos e apostam na exportação


Quatro cooperativas agrícolas do Ribatejo e do Oeste criaram formalmente, na sexta-feira, uma nova organização vocacionada para o desenvolvimento e promoção dos sectores hortícola e de produção de cereais e para a sua exportação. A nova Univegetal-União de Agrícola de Cereais e Hortícolas Cooperativas pretende também envolver-se na área industrial com a construção de uma unidade de produção de bioetanol a partir de matérias-primas geradas em toda a região ribatejana.
O projecto envolve a Benagro (Benavente), a Agrocamprest (sedeada em Arruda dos Vinhos e com actividade em concelhos vizinhos como Vila Franca de Xira), a Cadova (Chamusca) e a CDA (Santarém).
Um dos seus primeiros objectivos será promover a instalação de uma unidade de recolha secagem e armazenagem de cereais na Lezíria do Tejo. Um projecto inicialmente desenvolvido pela Agrocamprest que consideram “uma necessidade urgente pelo aumento previsível das áreas de sementeiras de milho e girassol”.
A Univegetal quer, também, ajudar ao desenvolvimento de uma unidade de recolha, secagem, classificação e armazenagem de arroz, a instalar igualmente na Lezíria do Tejo, para apoio à cultura de arroz, que está “em franco desenvolvimento nesta área pelo aproveitamento de terras em que o nível de salinidade tem reduzido”. Trata-se de um projecto iniciado pela Benagro que os quatro parceiros consideram premente “pelo crescimento desta cultura”.


Saiba mais na edição de 11 de Abril do Voz Ribatejana 

Sem comentários: