sábado, 14 de abril de 2012

Ateneu junta 1300 músicos em Vila Franca



A 4ª edição do Concurso Internacional de Bandas do Ateneu Artístico Vilafranquense (AAV) realiza-se, de 27 a 29 de Abril, reunindo 20 bandas e perto de 1300 músicos. Trata-se da única iniciativa do género em Portugal e conta, este ano, com a participação de 19 bandas portuguesas (a anfitriã, outras 17 do continente e a açoriana do Faial). A representação internacional fica a cargo da banda espanhola de Villamaior. As comitivas participantes deverão trazer cerca de 2000 pessoas até Vila Franca de Xira, num fim-de-semana que se adivinha muito animado.
O programa abre na noite de sexta-feira, dia 27, com um concerto da Banda Sinfónica do Exército. Prossegue na manhã de sábado, ao longo de todo o dia e na manhã de domingo, com apresentações das 20 bandas a concurso. O júri tomará, depois, as suas decisões e o evento culmina, na noite de domingo, com uma gala onde serão divulgadas as pontuações das bandas e entregues os respectivos troféus. Para fechar a cerimónia actua a Big Band da Nazaré.
Este concurso de bandas, lançado em 2005, pretende realçar a componente musical das bandas amadoras, mas também de “aglutinar e mobilizar a população vila-franquense, os seus órgãos autárquicos e os agentes comerciais do concelho e da cidade de Vila Franca de Xira, sobretudo os ligados à restauração, hotelaria e turismo da região”.

Saiba mais nas edições de 25 de Abril e 9 de Maio do Voz Ribatejana 

Sem comentários: