sexta-feira, 20 de abril de 2012

Alterações propostas pelo PSD “salvam” freguesias da Barrosa e das Cardosas

A maioria parlamentar PSD/CDS-PP aprovou, no dia 13, a proposta de lei de agregação/fusão de freguesias elaborada pelo Governo, que contemplou, todavia, algumas alterações sugeridas pelos deputados sociais-democratas. Com esta nova redacção salvam-se da “extinção” as freguesias da Barrosa (Benavente) e das Cardosas (Arruda dos Vinhos), mas no concelho de Vila Franca de Xira mantém-se o risco de “desaparecimento” de pelo menos cinco juntas de freguesia. 
No essencial, as propostas dos deputados do PSD definiram que municípios que tenham até quatro freguesias (anteriormente seriam 3) não são obrigados a fazer qualquer fusão/extinção. Esta alteração veio beneficiar municípios como Arruda dos Vinhos, Benavente e Almeirim, que têm exactamente quatro freguesias e que ficam, agora, libertos desta “preocupação”. Significa isto que as freguesias de Cardosas (Arruda), Barrosa (Benavente) e Raposa (Almeirim) vão poder continuar a existir e a ter a respectiva junta de freguesia.
Bem menos tranquila está a situação em concelhos como Vila Franca de Xira e Alenquer, onde a redução de freguesias poderão chegar aos 50 por cento.


Saiba mais na edição de 25 de Abril do Voz Ribatejana  

Sem comentários: