terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Externato de Arruda pára na quarta-feira



O Externato João Alberto Faria (EJAF) vai estar encerrado na quarta-feira, numa acção de protesto organizada pela Associação de Pais contra as alterações introduzidas pelo Ministério da Educação nos contratos de associação com estabelecimentos de ensino privados. O EJAF é a única escola que lecciona os 2º. e 3º. ciclos e o secundário no concelho de Arruda e os seus responsáveis acham que esta especificidade deve ser tida em conta. Em Janeiro, a escola já teve uma redução de 20% nas verbas atribuídas pelo Ministério da Educação e esse corte foi reflectido nos salários dos professores e funcionários.
No dia 18, cerca de 800 pais e encarregados de educação encheram o polidesportivo de Arruda. A Associação de Pais enquadrou a situação e apelou à mobilização das famílias em defesa do EJAF. Colocou, também, à apreciação dos presentes a possibilidade de um encerramento de protesto no dia 26.
Até final desta semana, a maioria dos 93 estabelecimentos privados com contrato de associação vão realizar acções deste género. Já hoje haverá uma concentração em frente do Ministério da Educação com a entrega de caixões que simbolizam o “enterramento” destes colégios privados.      
 “Se o EJAF fechar todos perdemos”, sustenta Hernâni Silva, presidente da Associação de Pais do EJAF, criticando a “instabilidade” que o Ministério da Educação está a causar a professores, alunos e à própria direcção da escola.
Nuno Faria, director do EJAF e administrador da empresa proprietária da escola, adiantou que o corte de 114 mil para 90 mil euros por turma aplicado no início deste ano pelo Governo, já obrigou os responsáveis do EJAF a sensibilizar os cerca de 200 funcionários para um corte de 20% nos salários. Dizem os dirigentes da escola que não será possível abrir no próximo ano lectivo com os cortes de 30% anunciados pelo Governo, porque simplesmente as verbas não chegariam para pagar ao pessoal.


Saiba mais na edição de 2 de Fevereiro do Voz Ribatejana

Sem comentários: