terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Assembleia quer mais policiamento em Vila Franca


A Assembleia de Freguesia de Vila Franca de Xira está preocupada com a alegada falta de policiamento na cidade. Eleitos da CDU e do PS dizem que o problema é mais notório à noite e que a concentração do comando da PSP em Alverca prejudicou o acompanhamento da sede de concelho.
Luís Marques da Costa, eleito da bancada do PS, frisou que a saída da GNR e a mudança do comando da PSP para Alverca gerou “uma grande falta” e “continua a haver insegurança” em Vila Franca de Xira. Segundo o autarca socialista, “há roubos, as pessoas sentem-se inseguras e os agentes da PSP destacados para a cidade não se vêem na rua”.
Mário Saldanha, eleito da bancada da CDU, também critica a actuação da PSP, sobretudo pela alegada falta de vigilância do Jardim Municipal Constantino Palha e do Parque Urbano de Santa Sofia. Diz o autarca comunista que “há problemas de segurança graves no parque de Santa Sofia” e que, independentemente das preocupações que a Assembleia de Freguesia já expôs à Câmara, “os problemas de segurança continuam”.
“São problemas que existem e que podem ser obviados. Só quando um dia existir um problema mais grave é que se diz que, se calhar, tínhamos razão”, prosseguiu o autarca da CDU, afirmando que a falta de policiamento também estará a fazer com que comecem a surgir mais pesados a atravessar a cidade de Vila Franca, violando as regras. José Fidalgo, presidente da Junta de Vila Franca, sugeriu que os órgãos da freguesia façam uma proposta concreta relacionada com as questões de segurança, reconhecendo problemas no Parque Urbano de Santa Sofia e ao nível do trânsito.  
A Divisão Policial de Vila Franca de Xira afiança que o novo dispositivo aplicado desde Fevereiro de 2008 não implicou reduções no efectivo da esquadra da sede de concelho. “Não foi retirado efectivo à esquadra, apesar de alguns serviços (esquadras de Investigação Criminal e de Trânsito) terem sido deslocalizados, no entanto estes não são responsáveis pelo policiamento na sua generalidade, pois são serviços direccionados a situações específicas”, refere.

Saiba mais na edição impressa do Voz Ribatejana

1 comentário:

Anónimo disse...

Se houvesse mais preocupação no policiamento para garantir a segurança e menos preocupação com as "operações STOP"... Ainda no outro dia, no centro de Alverca, um fulano passou um sinal vermelho (entrou na EN10 vindo do lado da praça), nas barbas da polícia, que se encontrava de costas para a estrada a ler um panfleto numa porta. Ah, mas se fosse mais uma operação de fiscalização, isso é que rendia! PC.