sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Câmara garante que a primária da Castanheira não tem nenhum problema estrutural


A Câmara de Vila Franca de Xira garante que não há qualquer problema de estabilidade na Escola Básica 01 (EB 01) da Castanheira e que são infundados os alertas lançados por uma petição posta a circular recentemente na freguesia, que aponta os “milhares” de pedras soltas acumuladas nas margens e no leito da ribeira que passa nas traseiras da escola. O documento alerta para eventuais riscos de derrocada de toda a encosta sobranceira, que foi revolvida no âmbito dos aterros de uma urbanização que nunca avançou e já tem 79 subscritores.
A edilidade afiança, agora, que tem relatórios técnicos que atestam a estabilidade da escola frequentada por cerca de 300 alunos e que não há qualquer relação entre os abatimentos e fissuras detectados no estabelecimento e as condições da ribeira e da encosta das traseiras.
Também o presidente da Junta da Castanheira do Ribatejo se mostra preocupado e pediu, esta semana, à Câmara que intervenha na limpeza da linha de água e estude a possibilidade de construir uma muralha de protecção da escola. Jaime Pereira, morador e dirigente local do PS que lançou a petição, reafirma ao Voz Ribatejana que a actual situação “é um perigo eminente se vier uma enxurrada ou tromba de água”, alertando para a obstrução da linha de água. “Quando acontecer uma tragédia é que vão dar razão a quem fez barulho”, acrescenta Pedro Oliveira, um dos subscritores da petição.
Alberto Mesquita, vice-presidente da Câmara de Vila Franca, assegura, por seu turno, que as questões da escola e da ribeira vizinha são completamente distintas. Segundo o edil, um relatório feito pelo Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico das Ciências da Construção da Universidade de Coimbra afiança que a escola não tem nenhum problema estrutural e que as fissuras e abatimentos registados sobretudo na zona de recreio se devem apenas ao facto de ter sido construída numa zona de aterro que não terá sido devidamente consolidada.

Saiba mais na edição de 19 de Janeiro do Voz Ribatejana

Sem comentários: