sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Vila Franca mantém o IMI mais baixo da Área Metropolitana de Lisboa


A Câmara de Vila Franca de Xira decidiu, anteontem, manter em 2012 as taxas de IMI (Imposto sobre Imóveis) que já aplicou este ano, frisando o executivo socialista que são as taxas “mais baixas” entre os 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML). Se em anos anteriores os vereadores da CDU votaram contra e defenderam taxas mais reduzidas, desta vez optaram pela abstenção, reconhecendo as necessidades de receita da autarquia num quadro de crise e que pequenas mexidas não permitiriam que as famílias tivessem mais condições para pagar este imposto.
Bernardino Lima (CDU) apontou a queda da percentagem de famílias que conseguem pagar o IMI. Segundo referiu, se em 2008 cerca de 91% das famílias pagou o imposto, em 2011 já só foram 85% e as previsões para 2012 apontam para 82%. “O facto de não fazermos qualquer redução no IMI está a fazer com que, ano a ano, haja mais pessoas incapazes de fazer este pagamento”, avisou, na reunião realizada no salão da Junta da Castanheira. A maioria PS tem uma leitura diferente, com o vereador Vale Antunes a sustentar que se a CDU estivesse no poder não defendia estas reduções e a presidente Maria da Luz Rosinha a frisar que sabe que pelo menos 5 municípios da AML de maioria CDU vão aplicar as taxas máximas de IMI, quando Vila Franca “continua a ter as taxas mais baixas”.
A proposta aprovada com votos favoráveis do PS e do PSD e abstenção da CDU prevê uma taxa de 0, 675% para os imóveis de matriz antiga e ainda não reavaliados e de 0, 35 para os imóveis de matriz mais recente ou já reavaliados pelas Finanças. Nas duas freguesias rurais de Cachoeiras e da Calhandriz há uma redução de 30% e na freguesia de Alhandra uma redução de 15% nestas taxas.

Saiba mais na edição de 9 de Novembro do Voz Ribatejana

Sem comentários: