sábado, 19 de novembro de 2011

Vialonga exige obras na escola


Várias centenas de pais e alunos da Escola Básica dos 2º. e 3º. Ciclos (EB 2.3) de Vialonga participaram, na manhã deste sábado, numa concentração, seguida de desfile pelas ruas da vila, exigindo obras imediatas no estabelecimento, que tem o dobro dos alunos previstos e sérios problemas de infiltrações e inundações em diversas salas. Desde 2009 que a EB 2.3 estava na calha para beneficiar de obras de requalificação e ampliação feitas pela Parque Escolar, mas o processo atrasou-se devido a problemas com terrenos e a recente decisão do Governo de suspender todas as novas emreitadas desta empresa pública veio deixar a escola com sérios problemas.
Por isso, no final, foi aprovada uma moção que exige obras e convida o ministro Nuno Crato a visitar a EB 2.3 de Vialonga para verificar in loco as más condições oferecidas aos cerca de 1200 alunos inscritos numa escola construída há 24 anos para 600 a 700 estudantes. “Não tenha medo senhor ministro. Será recebido de forma muito mais digna do que as condições que os nossos jovens têm para estudar”, sustentou José Luís Vieira, presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB 2.3 de Vialonga, frisando que a escola “está a rebentar pelas costuras, chove dentro das salas e do refeitório e não se pode ligar o aquecimento porque os quadros disparam. É preciso pôr fim a tanta indignidade”, acrescentou, lamentando que outras escolas do concelho de Vila Franca que tinham melhores condições já tenham obras quase concluídas e que Vialonga não saiba quando é que avançam as suas.
O protesto, decidido em reunião de pais realizada no dia 8, juntou cerca de 400 participantes, que desfilaram, depois, pelas ruas, gritando palavras de ordem como “queremos uma escola nova”.

Saiba mais na edição de 23 de Novembro do Voz Ribatejana

Sem comentários: