sábado, 18 de junho de 2011

Vila Franca tem Festa do Foral durante dois dias



O Centro de Bem-Estar Infantil (CBEI) organiza, este fim-de-semana, em Vila Franca de Xira uma grande Festa do Foral, iniciativa que visa assinalar os 500 anos do Foral Novo e angariar algumas verbas para a instituição. Hoje e amanhã, a cidade vai recuar no tempo e acolher actividades de recriação histórica que incluem um cortejo régio, feira e torneios medievais na praça de toiros e espectáculos de fogo e malabarismo. Um conjunto de iniciativas que mobilizam funcionários, crianças e jovens utentes e as respectivas famílias. 
Assunção Lopes, presidente do CBEI, vinca que estas iniciativas já estão a ser preparadas desde o início do ano lectivo, em Outubro passado, com a vontade de promover um melhor conhecimento da história de Vila Franca junto da população em geral e dos utentes e trabalhadores da instituição em particular.
“O projecto compreende um conjunto vasto e diferenciado de experiências e de actividades. No CBEI respira-se história e todos, à sua maneira, já sabem dizer algo sobre a Festa do Foral e sobre a ambição deste projecto. Vila Franca vai ter oportunidade de assistir a um desfile histórico em que destacamos desde já a presença do actor Ruy de Carvalho. Iremos também produzir diferentes representações na praça de toiros”, explica, acrescentando que haverá também demonstrações de falcoaria, recriações de torneios medievais a pé e a cavalo e espaços de venda.
No sábado, a partir das 16H00, há cortejo régio no centro da cidade, seguido de festejos na praça de toiros e da abertura do mercado medieval, prevista para as 18h00. Há noite realiza-se um torneio medieval e haverá danças e espectáculo de fogo. No domingo o mercado abre às 12h00´, com inúmeras actividades no parque urbano do Cevadeiro. A partir das 19h00, há novo torneio na praça de toiros.

Saiba mais na edição de 22 de Junho do Voz Ribatejana    

Sem comentários: