Tudo começou em 1968 quando um grupo de amigos resolveu reunir-se em Benavente à volta de uma festa tipicamente ribatejana e de algumas sardinhas regadas a bom vinho. Hoje a Festa da Amizade e da Sardinha Assada de Benavente junta mais de 50 mil pessoas vindas de todo o País e apresenta números de respeito, com 5 mil quilos de sardinha, 60 fogareiros espalhados por cerca de 1 quilómetro, 5 mil litros de vinho e 10 mil unidades de pão. Tudo oferecido pelas comissões organizadoras que anualmente se renovam, num orçamento de cerca de 50 mil euros.
Este ano, a Festa decorre de 23 a 26 de Junho. Para hoje, sexta, o programa inclui largada de toiros (18h00), abertura das tasquinhas (20h30), desfile de fanfarras (22h00), música com a banda Giga e um encierro. A Festa da Amizade e da Sardinha Assada tem no sábado o seu ponto alto com o acendimento dos 60 fogareiros às 21h30, seguido da distribuição de sardinha, pão e vinho. Antes haverá desfile de campinos, cabrestos e cavaleiros pelas ruas da vila (10h00), missa campal, picaria à vara larga (12h00), homenagens ao campino João Preceito e ao ganadero José Dias, largada de 4 toiros, desfile de ranchos folclóricos e música distribuída por 3 palcos.
Quando passarem 45 minutos da meia-noite é nomeada a comissão organizadora do próximo ano. Cada um dos 18 membros indica um amigo e os escolhidos têm que iniciar logo em seguida os preparativos para a festa de 2012. Saiba mais na edição de 22 de Junho do Voz Ribatejana
Sem comentários:
Enviar um comentário