domingo, 26 de junho de 2011

Três feridos graves na Festa da Amizade de Benavente

Três feridos graves, entre eles uma mulher que está internada no Hospital de São José, foi o resultado da fuga de um toiro, sábado ao fim da tarde, quando era conduzido para a manga onde iria decorrer uma largada inserida na Festa da Amizade e da Sardinha Assada de Benavente. O animal fugiu ao controle dos campinos e lançou o pânico entre os que se encontravam nas ruas mais próximas. Alguns terão mesmo contribuído para distrair o toiro ao fazerem questão de fazer barulho com os pés na zona atravessada por campinos, toiros e cabrestos.
Certo é que o animal em fuga só foi controlado com a ajuda de um tractor, depois de ter causado vários estragos e ferimentos em cinco pessoas. Duas foram assistidas no SAP de Benavente, duas conduzidas ao Hospital de Vila Franca e a mulher, com lesões mais graves (perfurações e suspeita de traumatismo craniano) está internada em São José
A Festa da Amizade de Benavente, uma das mais típicas do Ribatejo, movimenta anualmente mais de 50 mil visitantes e distingue-se pela oferta de 5 mil quilos de sardinha, 5 mil litros de vinho e 10 mil unidades de pão.

Saiba mais na edição de 6 de Julho do Voz Ribatejana 

2 comentários:

Anónimo disse...

quando se faz uma reportagem como esta deve-se fazê lo por inteiro, e com todos os pormenores. Onde tudo se passou, é o circuito habitual da passagem do touro à 43 anos, com ruas fechadas, trânsito cortado antecipadamente, tudo autorizado pelo Governo Civil de Santarém, editais da Câmara afixados nas ruas, e pedidos da comissão, para que ninguém estacione nos locais de passagem do touro. um casal foi colhido, ia de passagem... talvez não seja bem assim, pois quem vai de passagem, fica retido no trânsito a cerca de 500 metros do local da colhida. se estavam lá, foram pelo próprio pé, arriscaram.... tiveram azar...
Também deveria ser dito, que a sardinha, o pão e o vinho, são de borla, que muitos milhares de pessoas de norte a sul, se deslocam à nossa localidade, propositadamente para esta festa.

Sara(Guarda) disse...

Mas senao atissassem o toiro no corredor, ele nao fugia. Já no ano passado aconteceu o mesmo, só que tive mais sorte. Eu conheço Benavente desde miúda, apesar de nao ser de lá, apenas porque tenho amigos de lá e não é por causa da comida e das bebidas grátis que vou lá, mas sim por causa dos amigos. Eu sou contra estas tradições, pois não se aprende nada com isto, apenas se vê bêbados a afuguentarem os toiros. E as bebidas lá são baratas, do qual nao deviam ser.
Este costume não devia existir, mas tudo bem. Eu e que não me meto lá mais. Se eu tivesse ido sozinha ver aquilo, eu não sabia para onde ir, tive sorte porque estava acompanhada. Só as boas tradições deviam existir, essas terminam rápidamente, enquanto estas só porque mete adrenalina nas pessoas não terminam.
Para mim o Governo devia tentar fazer como fez a uns anos, perguntar novamente se isto devria existir.
Eu penso assim, cada qual é como é, pensa no que quiser e ao que lhe incutiram durante a infância, pouca coisa isto tem de bom. E não devia haver vacadas durante a noite.