sábado, 25 de junho de 2011

Semana da Cultura Tauromáquica até dia 30 em Vila Franca




A 22ª. Semana da Cultura Tauromáquica de Vila Franca de Xira arrancou na noite de sexta-feira com um peddy-paper organizado pelo Clube de Campismo “As Sentinelas”. Hoje, sábado, a tarde é rica de inaugurações de exposições de pintura de Ana Maria Malta (salão nobre da Câmara) e de Júlio Pomar (Museu do Neo-Realismo), fotografia taurina de Pedro Batalha e João Silva (Museu Municipal), Capotes de Passeio de Toureiros (Igreja do Mártir Santo) e Cabeças de Toiro (Casa Mário Coelho)
Até dia 30 haverá múltiplas actividades, com realce para o jantar ribatejano (dia 25), o descerramento de uma placa de homenagem aos percursores da história do toureio (26), o colóquio sobre a corrida à portuguesa (27), a homenagem às tertúlias e o colóquio “A Mulher e a Festa” (28), a apresentação do documentário “O Toiro” (29) e o jantar das tertúlias (30).
Paralelamente decorre, este fim-de-semana, a III Feira Taurina de Novilhadas da Federação Internacional de Escolas Taurinas, que integra duas novilhadas. Hoje (sábado), a partir das 17h30, actuam o cavaleiro David Gomes e os novilheiros Pedro Noronha (Escola José Falcão), Roman (Valência) e Régio Rodriguez (Salamanca). Os novilhos das ganadarias Manuel Dias e Falé Filipe serão pegados pelos Forcados Amadores de Vila Franca.
Já no domingo, à mesma hora, actuam o cavaleiro Manuel Vacas de Carvalho e os novilheiros Tiago Santos (Escola José Falcão), António Santana (Málaga) e António Tobaruela (Centro Francês-Catalão). Os novilhos das ganadarias Manuel Dias e Palha serão pegados também pelos Amadores de Vila Franca. Esta III Feira integra, ainda, o III Troféu Vítor Mendes, no dia 27, a partir das 17h00, no tentadero do Cabo. Esta XXII Semana da Cultura Tauromáquica resulta do envolvimento de 7 organizações locais.

Saiba mais nas edições de 22 de Junho e de 6 de Julho do Voz Ribatejana


Sem comentários: