quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Protocolo promove poupança da água na Lezíria do Tejo


A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo e a associação ambientalista Quercus vão trabalhar em conjunto na área da sensibilização para o suo racional da água. O protocolo de cooperação foi assinado ontem, em Salvaterra de Magos, numa cerimónia que serviu, também, para a abertura formal da nova unidade de atendimento da AR, instalada na sede da empresa, na Rua Gaspar Costa Ramalho.
Com uma redução de consumo de 24% já registada no último ano, a Águas do Ribatejo pretende, com esta parceria com a Quercus, aprofundar o conhecimento sobre o perfil do consumo procurando uma melhor gestão deste recurso, aplicar um novo paradigma de educação e formação ambiental e estabelecer parcerias com organizações não governamentais, organismos da administração pública, empresas e outras instituições particulares.
Este projecto “EcoCasa” vai privilegiar as acções de sensibilização a realizar nas escolas, mas também estão previstos pequenos apontamentos de sensibilização para as melhores práticas no uso da água a passar nas rádios locais. O estudo de consumos de água, a implementação de medidas para o reduzir e a disponibilização de um simulador de consumos no sítio da AR, são algumas das principais iniciativas previstas.
A Quercus esteve representada pelo seu vice-presidente Francisco Ferreira, que salientou que a água “é um recurso absolutamente fundamental” e que “todos temos a ganhar se a usarmos de forma mais racional”.

Sem comentários: