sábado, 4 de dezembro de 2010

Assaltante de capelas e igrejas tem sentença na segunda-feira

Francisco Baião confessou todos os crimes de que foi acusado. Aos 40 anos, já passou mais de dez na cadeia sempre condenado pelo mesmo tipo de crime. Agora responde por mais 19 casos de furto no interior de igrejas e capelas. Entre eles, os roubos efectuados no primeiro trimestre deste ano na Igreja Matriz de Vila Franca de Xira, na capela do cemitério vila-franquense e na Capela da Guia, em Alhandra.  
Garantiu que o fazia para “sobreviver” e porque deixou de receber apoio da Misericórdia de Lisboa para os tratamentos psiquiátricos de que precisa. Voltou a ser detido no passado mês de Março e está agora internado no Hospital Prisional de Caxias para acompanhamento psiquiátrico.
“Fecharam-me as portas todas e deixei de fazer tratamentos cá fora. Se me tivessem ajudado nos tratamentos não estava agora aqui”, sustentou, perante o colectivo de juízes, explicando que roubava nas igrejas porque não é capaz de “tirar outras coisas”.
Foi, assim, acusado de 19 crimes de assalto a igrejas e capelas de Lisboa (12), Vila Franca de Xira (2), Alhandra (1), Algés (1), Caxias (1), Parede (1) e Queijas (1).
A leitura da sentença, que o levará necessariamente a cumprir mais alguns anos de cadeia, está marcada para segunda-feira.

Noticia completa na edição impressa

Sem comentários: