domingo, 26 de dezembro de 2010

Petição diz que obstrução de rio ameaça escola da Castanheira


Uma petição em defesa da Escola Básica do 1º. Ciclo e Jardim-de-Infância da Castanheira do Ribatejo está a circular na Internet. Uma iniciativa de Jaime Pereira, dirigente local do PS, que sustenta que as condições da encosta das traseiras da escola podem motivar uma derrocada em caso de chuvas muito intensas.
“A derrocada é ‘previsível’ quando houver uma tromba de água ou uma enxurrada, de acordo com a obra que foi autorizada para a construção de vários fogos, que removeu as terras envolventes da EB 01 da Castanheira”, avisa o promotor da petição, criticando a forma como foi permitida a alegada alteração do leito do Rio das Portas e a colocação na suas margens de milhares de pedras soltas. O autor da petição lembra que a escola, inaugurada em 2006, começou a revelar algumas brechas pouco tempo depois. 
A Câmara de Vila Franca de Xira disse, ao Voz Ribatejana, que não comenta esta iniciativa e as preocupações expressas pelo munícipe da Castanheira do Ribatejo.

1 comentário:

Fotos Jaime Pereira disse...

Condições da encosta das traseiras da escola EB, 01 podem motivar uma derrocada em caso de chuvas muito intensas.

“A derrocada é ‘previsível’ quando houver uma tromba de água ou uma enxurrada, de acordo com a obra que foi autorizada para a construção de vários fogos, que removeu as terras envolventes da EB 01 da Castanheira”, Já em 2006 eu dizia, que ali não era local para construir uma escola Eb,01 ou outra construção, era preservar a natureza e o oxigénio de as arvores nos dão num País sem procedimentos para haver um bom ambiente, e que as terras (SAIBRE) era mais movediça.

Já aconteceu e acontece na Quinta dos Anjos já havia essa experiência que o local não era fixe para construir.

E foi em 2008 que foi dada autorização mais uma vez, para construir em lugar errado, uma Urbanização, aviso como o promotor da petição, critico da mesma forma como foi permitida a alegada alteração do leito do Rio das Portas que passou a fazer curva, e a colocação na suas margens de milhares de pedras soltas, que muitas delas estão já no Rio das Portas. Sou o autor da petição com muito orgulho lembro que a escola, inaugurada em 2006, começou a revelar algumas brechas pouco tempo depois, teve que levar o recreio completo, porque estava abrir.

O mais engraçado è que Rui Rei Vereador das Obras Públicas da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, quando estava na oposição e que esteve comigo no terreno mais os Vereadores da CDU, disseram que era um perigo eminente, isto nada pode estar assim, porque è um perigo para as crianças, e quando Rui Rei entrou para Vereador telefonou-me de imediato a dizer que estava nas Obras Publicas e eu perguntei, porquê estás a ligar-me?
Há já sei é pela Escola EB,01 de Castanheira do Ribatejo? Ele disse , sim, eu disse mas agora já não está em perigo?

Porra...que as pessoas mudam, no tacho.

Assim infelizmente vai a política em Portugal, na oposição diz-se uma coisa depois estarem no tacho ou na panela dizem outra, LAMENTO EU NÃO SOU DESSAS POLITICAS, SOU PS, mas tenho impressão que a Bandeira do PS deve mudar a mão na Bandeira, porque já não se trabalha à esquerda.

Lembram-se em 1987 que houve uma cheia porque andavam a tirar saibre do areeiro que estava e ainda está embargado desde 1980 e Daniel Branco autorizou a remover o saibre para construir o Parque da TIR em Alverca e o empreiteiro era a Técnovia?

E eu consegui parar de removerem com acções de rua desde 2.150 assinaturas, e fazer barragem com os meus carros etc… meteu GNR, mas não fui preso, porque tinha razão como tenho agora...

A Cevadeira tinha 1,80 de altura de água porque o Rio das Portas entupiu de saibre e areeiro è muito mais longe destas obras e agora se vier essas enxurradas de água?

E o rio parece mais Amazónia, floresta virgem.
Pergunto o caso agora è muito mais grave, mas se a Escola EB, 01 estivesse construída em 1987 que seria da Escola EB,01? DIGAM-ME MERD...
Carros arrojados pelas águas, bombeiros andavam de Barco e iam para a rua Palha Blanco de Barco.
Digam a esses engenheiro de Coimbra ou de outro lado do mundo que nada sabem de prática.

PELAS CRIANÇAS AINDA CONTINUO A MINHA LUTA.

Castanheira do Ribatejo

Jaime Jorge Pereira
Socialista de esquerda