quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

João Sabino tem 91 anos e conclui hoje o 9º. ano


João Vieira tem 91 anos e conclui, esta quinta-feira, o 9º. ano de escolaridade no Centro de Novas Oportunidades (CNO) da Escola Profissional de Salvaterra de Magos. Deverá ser, assim, o cidadão português mais velho a completar o 3º. Ciclo do Ensino Básico através do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC). Conhecido na região por “João Sabino” e residente na vizinha vila de Benavente há 52 anos, João Vieira tirou a antiga 3.º Classe quando tinha 34 anos, numa escola que então existia na Mata do Duque, herdade do Município de Benavente onde foi feitor.
Mas João Sabino revelou-se sempre um homem multifacetado, na década de 70 inventou uma máquina de semear tomate e o sucesso foi tanto que chegou a ser o maior produtor de tomate na Europa, atingindo as 13 000 toneladas de produção num único ano. Acabaria, depois, por vender a patente da máquina a produtores italianos. Dedica-se também à poesia e já publicou quatro livros de poemas, assim como um autobiografia que intitulou “A minha história”. A música tem sido outra das suas paixões. 
Natural de Muge, João Sabino não teve oportunidade de aprender a ler enquanto criança. Começou a trabalhar no campo aos 11 anos e só aos 19 conseguiu aprender a ler, estimulado pela curiosidade de ler notícias sobre a II Guerra Mundial. Apesar disso, foi durante 38 anos director de Serviços Agrícolas no Fomento da Indústria e do Tomate. “Há quem conheça as letras e não saiba viver e há pessoas que não conhecem uma letra e tratam da vida como deve ser", afirma.

Saiba mais na edição de 29 de Fevereiro do Voz Ribatejana

   

Sem comentários: