domingo, 26 de fevereiro de 2012

Benavente ainda acredita que é possível salvar 120 empregos na Martifer

A Assembleia Municipal de Benavente acredita que ainda é possível salvar os cerca de 120 postos de trabalho da unidade local da Martifer, que este grupo do sector da metalomecânica já anunciou que vai encerrar até Agosto. Os eleitos benaventenses aprovaram, sexta-feira à noite, por maioria (votos favoráveis de CDU, PS e BE e contra de PSD e CDS-PP), uma moção que solicita a intervenção do ministro da Economia e do Emprego para que analise junto da administração da Martifer “a viabilidade de manter em funcionamento a unidade de Benavente”.
É que, no entender, da CDU (força maioritária nos órgãos municipais que apresentou a proposta), a fábrica que a Martifer instalou em 2002 em Benavente tem condições para continuar, com a sua capacidade para produzir cerca de 15 mil toneladas de estruturas metálicas por ano. A administração da Martifer já explicou aos trabalhadores e à Câmara de Benavente que as encomendas na Península Ibérica caíram a pique de 70% do seu volume de negócios em 2010 para os actuais 3% e que não se mostrou viável produzir aqui estruturas para enviar para o Brasil. O grupo garante que vai dar condições para os trabalhadores que queiram migrar para sua fábrica sede em Oliveira de Frades ou para uma das suas unidades fabris na Polónia, Roménia, Angola ou Brasil.
O documento agora aprovado recorda, todavia, que a Martifer, enquanto anuncia o fecho da fábrica de Benavente, diz que vai alargar a sua unidade sede em Oliveira de Frades. E considera que “o impacto deste encerramento”, para além de atingir as 120 famílias dos seus funcionários, afectará também, indirectamente, muitas outras que dependem de tarefas associadas.

Saiba mais na edição de 29 de Fevereiro do Voz Ribatejana 

Sem comentários: