A crise económica em Portugal e na Europa, os governos de Sócrates e de Passos Coelho, a “Troika” e a política norte-americana, são alguns dos principais temas que inspiraram os melhores cartoonistas portugueses ao longo do ano passado. Uma selecção dos 100 melhores cartoons de 2011 está, agora, patente, no Celeiro da Patrircal, em Vila Franca de Xira. O Cartoon Xira, inaugurado no sábado, reúne trabalhos de oito autores nacionais e mantém a sua componente internacional, desta vez com a apresentação de 100 cartoons do cubano Angel Boligán, um dos mais reconhecidos cartoonistas do Mundo que já recebeu 121 prémios e menções honrosas internacionais.
Certo é que, apesar da crise, o Cartoon Xira mantém e até alarga a sua dimensão, conforme referiu António Antunes, cartoonista natural de Vila Franca de Xira que é também um dos dinamizadores da ideia, lançada em 2000, de criar em Vila Franca um grande salão de divulgação do cartoon português. O projecto cresceu, dos quatro autores portugueses iniciais já vai em oito e ganhou estatuto internacional a partir de 2008, com um autor estrangeiro convidado em cada edição.
“Com a entrada este ano de mais dois autores nacionais conseguiu-se a dimensão perfeita para este local e para esta mostra que é única no País", sustentou António Antunes, que espera para este ano um recorde de visitas no Cartoon Xira, que estará patente até 25 de Março.Saiba mais na edição de 29 de Fevereiro do Voz Ribatejana
Sem comentários:
Enviar um comentário