sexta-feira, 24 de maio de 2013

Vila Franca tem capeia arraiana no dia 1 de Junho




A Praça de Toiros Palha Blanco acolhe, na tarde do próximo dia 1 de Junho, uma capeia arraiana, iniciativa da Casa do Concelho do Sabugal em Lisboa que pela segunda vez se realiza em Vila Franca de Xira. Uma forma diferente de enfrentar os toiros, com grande tradição nalgumas povoações do concelho beirão do Sabugal, que foi também a primeira manifestação cultural portuguesa a ser classificada e registada no Inventário do Património Cultural Imaterial.
O “Forcão”, instrumento de madeira utilizado para enfrentar os toiros, estará exposto no Largo da Câmara de Vila Franca durante cerca de uma semana, já a partir de 25 de Maio. Na tarde do dia 1 haverá desfile entre a praça do município e a praça de toiros, acompanhado por entidades oficiais, bandeiras, estandartes, por alguns dos que vão segurar o forcão, por tamborileiros e pela Banda de Música de Bendada. Os presidentes das câmaras do Sabugal e de Vila Franca de Xira também estarão presentes nas cerimónias. A capeia propriamente dita tem início previsto para as 17h00. 
“Caberá também aos sabugalenses vindos do concelho, conforme apelo feito na última Assembleia Municipal realizada na Câmara do Sabugal, pelo presidente da direcção da Casa, José Lucas, bem como a todos os residentes nesta imensa região de Vila Franca a Lisboa, comparecer e ajudar com a sua presença, apesar de todos estarmos cientes dos tempos que vivemos não serem os mais favoráveis, como é bem sabido”, refere Esteves Carreirinha, dirigente da Casa do Sabugal em Lisboa, frisando que acredita numa grande presença de sabugalenses neste dia em Vila Franca de Xira e que a iniciativa também mobilizará muitos dos aficionados locais.

Saiba mais nas edições de 22 de Maio e de 5 de Junho do Voz Ribatejana 

Sem comentários: