quinta-feira, 23 de maio de 2013

Cruzeiro Religioso dos Avieiros pára em Vila Franca e na Póvoa



O 1.º Cruzeiro Religioso dos Avieiros e do Tejo realiza-se de 25 de Maio a 2 de Junho, com um percurso entre Constância e a Trafaria, que deverá reunir dezenas de embarcações. A imagem de Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo, que foi consagrada no dia 4 de Maio, em Santarém, numa cerimónia presidida pelo Bispo de Santarém, D. Manuel Pelino Domingos, fará todo o trajecto a bordo da embarcação guia. Esta iniciativa passará pela nossa região nos dias 28 (Valada-Vila Franca de Xira), 29 (Vila Franca-Póvoa de Santa Iria) e 30 (Póvoa- Sarilhos Pequenos)
A comissão organizadora, ligada ao gabinete coordenador da candidatura da cultura avieira a património nacional, realça que o 4º. Congresso da Cultura Avieira, que se realiza este ano, estará subordinado a tema da religiosidade na cultura avieira.
O 1º. Cruzeiro Religioso parte de Constância na manhã do próximo sábado, com saída da imagem de Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo da igreja matriz da vila em procissão até ao rio e benção das embarcações participantes. Seguem-se etapas diárias entre Constância e Azinhaga (25), Azinhaga e Caneiras (26), Caneiras e Valada (27), Valada e Vila Franca (28), Vila Franca e Póvoa (29), Póvoa e Sarilhos (30), Sarilhos Pequenos e Seixal (31), Seixal e Trafaria (1) e regresso às zonas de origem (2). A Vila Franca os participantes deverão chegar cerca das 17h00 de dia 28, contando com jantar oferecido pela Câmara vila-franquense. A chegada à Póvoa, no dia 29, está prevista para as 13h00, seguida de almoço e de tarde de actividades com a Associação Cultural dos Avieiros da Póvoa de Santa Iria.

Saiba mais nas edições de 22 de Maio e de 5 de Junho do Voz Ribatejana

Sem comentários: