quinta-feira, 30 de maio de 2013

1º Cruzeiro Religioso mobiliza comunidades avieiras do Tejo




O 1º. Cruzeiro Religioso dos Avieiros está a mobilizar as comunidades de pescadores do Tejo. Vila Franca de Xira, Póvoa de Santa Iria e Escaroupim (Salvaterra de Magos) foram algumas das localidades que receberam a iniciativa com maior expectativa. O Cruzeiro, iniciado no dia 25 em Constância, parou em Vila Franca no dia 28 e na Póvoa no dia 29 e vai terminar no próximo sábado na Trafaria. Os interessados poderão também acompanhar o último dia a bordo de um cacilheiro cedido pela Transtejo.   
No bairro avieiro de Vila Franca a expectativa era grande na tarde de dia 28. Progressivamente muitos se dirigiam ao centro cultural do bairro, que funciona também como núcleo museológico, como sede do rancho típico e como ponto de encontro da comunidade. Com o apoio da paróquia e do padre José Ezequiel reuniram-se os estandartes para a procissão e seguiram todos para o cais de Vila Franca, onde o cruzeiro chegou cerca das 18h30, com duas dezenas de barcos típicos, quatro dos quais do bairro vila-franquense. Depois de um cântico de um grupo da paróquia de Vila Franca, realizou-se a procissão, através do jardim municipal, até ao bairro avieiro, onde a imagem ficou durante a noite. Muitos fizeram questão de vestir os trajes tradicionais dos pescadores e de integrarem a procissão de pés descalços de acordo com o passado destas comunidades.
No dia 29, a etapa seguinte levou-a ao bairro de pescadores avieiros da Póvoa, onde a Associação Cultural também promoveu várias actividades.


Saiba mais na edição de 5 de Junho do Voz Ribatejana

Sem comentários: