sábado, 12 de maio de 2012

Vila Franca é uma terra com muita vida... mas nem sempre aproveita




Opinião
Na manhã chuvosa do passado dia 29 (domingo), enquanto percorríamos, em trabalho de reportagem, três importantes eventos que decorriam, em simultâneo, na cidade de Vila Franca de Xira, duas ou três reflexões nos vieram ao pensamento. A primeira foi no sentido de contrariar aquela ideia ultimamente muito repetida de que a cidade de Vila Franca de Xira “está a morrer” e já não tem vida própria.
Afinal, só naquela manhã de domingo, passaram por Vila Franca vários milhares de pessoas oriundas de todos os pontos do país e até de Espanha. No IV Concurso de Bandas do Ateneu participaram cerca de 1300 músicos, incluindo entre as 20 bandas presentes uma dos Açores (Madalena, na ilha do Pico) e uma da localidade espanhola de Villamayor. A escassas centenas de metros, nas Piscinas Municipais, o Campeonato Nacional de Natação Adaptada trouxe a Vila Franca largas centenas de praticantes portadores de algum tipo de deficiência e outras centenas de acompanhantes. Uma breve observação permitia perceber que não faltaram clubes como o Sporting, o F. C. do Porto ou o Leixões (Matosinhos), entre muitos outros. Viajando até ao outro topo da cidade, eram também algumas centenas de pessoas que visitavam o 2º. Salão de Automóveis e Motociclos Clássicos.
Tudo isto para dizer que não haveria certamente muitas localidades portuguesas com tanta vida e com tanta iniciativa naquela manhã de domingo. Mas tudo isto para dizer também que, pelo meio, o centro da cidade estava, de facto, bastante “parado” e sobretudo com muito pouco comércio em funcionamento. Parece-nos que, mais uma vez, falta articulação nisto tudo e, com um pouco mais de organização, Vila Franca de Xira poderia beneficiar muito mais dos múltiplos eventos que, apesar de tudo, ainda vai acolhendo.
Se por um lado é controversa a questão da simultaneidade de tantos eventos. Talvez o impacto pudesse ser maior se não coincidissem todos no tempo? Mais controversa é a questão da relação destes eventos com o turismo e com o comércio locais. Não vimos, poderá ser falha nossa, em nenhum destes locais um simples roteiro que explicasse aos visitantes o que é que poderiam ver, de facto, em Vila Franca: museus, jardim, monumentos, tertúlias, miradouros, igrejas, etc., etc. E não vimos também nenhum roteiro com moradas, contactos e especialidades gastronómicas dos restaurantes locais que estivessem efectivamente a funcionar naquele dia. Assim como não vimos informação que permitisse aos visitantes da cidade perceberem se havia eventualmente algum local onde pudessem adquirir literatura ou recordações de Vila Franca. São questões e preocupações que nos devem fazer reflectir a todos!

Jorge Talixa             

1 comentário:

Manuela Ralha disse...

De facto, e vindo ao encontro da reflexão do director do jornal, uma das situações que os acompanhantes dos atletas se queixavam é de que não encontraram sítio para almoçar...por nosso lado, enquanto equipa da casa, a Mithós, lá íamos tentando canalizar os colegas para uma missão quase impossível, pois ao domingo a restauração está quase toda encerrada. Devo salientar a iniciativa do Lezíria Parque Hotel, que atempadamente enviou publicidade e preço de quartos para a organização e para os clubes envolvídos, o que deu frutos, visto terem esgotado os quartos disponíveis. Ao perguntar a equipas como o Louletano ou o Feira Viva, a de Maia, ou de Portimão, que tinham ficado alojados na Flora, no Lezíria Parque Hotel mas que a procura foi superior à oferta e tiveram que procurar noutras localidades alojamento. Saliento ainda que este campeonato já estava previsto há muito tempo. E pergunto eu, não seria de bom tom a articulação entre o Sector de Desporto e o de Turismo da Câmara Municipal? E também pergunto, já agora, porque não esteve presente nenhum vereador no campeonato nacional de natação adaptada? Pela menor importância do mesmo, mesmo sendo este o acontecimento mais importante na caminhada para os Jogos Olímpicos, e estando todos , sublinho, todos os clubes do nosso país, desde os maiores aos mais pequenos? São meras reflexões que aqui deixo.