Cerca de 1500 utentes da Extensão de Saúde de Santana da Carnota (ESSC) estão há mês e meio sem consultas porque uma avaria no sistema informático utilizado pela médica ali colocada levou mês e meio a resolver. Moradores e autarcas recorreram às mais variadas instâncias e concentraram-se, na quarta-feira, frente às instalações da ESSC, porque não entendiam por que é que leva tanto tempo a resolver uma simples questão de capacidade da ligação de Internet.
Já hoje, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) garantiu ao Voz Ribatejana que o problema está, finalmente, resolvido e que as consultas na ESSC voltarão à normalidade já na manhã de sexta-feira. “Os informáticos do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Sul e os informáticos da ARSLVT estiveram por algumas semanas em busca de uma solução que funcionava, ora deixava de funcionar. Finalmente percebeu-se que o problema não estava no sistema informático, mas sim nos circuitos e cabos da empresa que presta este serviço de comunicações (internet, etc)”, explica uma porta-voz do organismo regional de tutela da saúde,
“Primeiro não tínhamos médico. Lutámos e temos uma médica três dias por semana. Depois não tínhamos assistente administrativa. Já temos. E agora temos tudo, mas não temos consultas porque não temos computador a funcionar”, desabafa Maria Odete Nascimento, membro da comissão de utentes da ESSC, frisando que a população não entende como é que demora mais de mês e meio a resolver um problema desta natureza e que receia que haja alguma má vontade contra esta extensão de saúde. Também os eleitos da Câmara de Alenquer têm colocado o problema nas mais variadas instâncias e não entendem tantas dificuldades para reparar um simples sistema informático.
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