quinta-feira, 10 de maio de 2012

Câmaras querem tauromaquia reconhecida como Património Cultural português



Oito câmaras de seis distritos portugueses já aprovaram declarações que reconhecem a tauromaquia como Património Cultural Imaterial Municipal. O objectivo deste movimento lançado em Vila Franca de Xira, em Março passado, é candidatar os Festejos Taurinos a Património Cultural Imaterial Nacional e a Secção de Municípios com Actividade Taurina espera que esta iniciativa atinja rapidamente a meia centena de declarações para apresentar, depois, a candidatura nacional.  Alcochete foi, ontem, o oitavo município a aderir ao movimento.
Dionísio Mendes, presidente da Câmara de Coruche e da Secção de Municípios com Actividade Taurina (congrega 45 autarquias) já disse esperar que este movimento atinja rapidamente uma maior dimensão, para que as assembleias municipais também se pronunciem em Junho e a candidatura a património nacional avance em seguida.
O documento aprovado na Câmara vila-franquense na sequência de uma proposta do Clube Taurino considera que “a festa de toiros constitui, indubitavelmente, o elemento de identidade cultural mais forte do concelho, possuindo um carácter emblemático determinante para a coesão social e os valores das populações”. Sublinha, também, que há registos documentais da realização de festejos taurinos em Vila Franca de Xira “com mais de dois séculos” e que as memórias orais deste tipo de actividades com toiros bravos “se perdem no tempo”.


Saiba mais na edição de 23 de Maio do Voz Ribatejana

Sem comentários: