quarta-feira, 16 de maio de 2012

Romaria do Senhor da Boa Morte mantém tradição



A tradicional Romaria do Senhor da Boa Morte volta a marcar o feriado de Quinta-Feira da Ascensão (17 de Maio) em Vila Franca de Xira. Organizada pela Santa Casa da Misericórdia vila-franquense através de uma comissão nomeada para o efeito, a festa segue o figurino habitual e iniciou-se já no passado dia 3 com o içar da bandeira da festa e com uma missa no santuário do Senhor Jesus da Boa Morte. Atrai normalmente algumas centenas de romeiros que fazem questão de manter a tradição e de passar um dia diferente no monte do Senhor da Boa Morte, desfrutando da natureza e da belíssima vista sobre o Tejo e sobre as lezírias.
“É uma continuidade do figurino que a festa tem tido nos últimos anos, pela parte da comissão não há qualquer tipo de inovação, atendendo à situação económica não vamos mexer no programa tradicional da festa”, explicou José Rangel, membro da comissão organizadora ao Voz Ribatejana, salientando que a romaria conta com o apoio da Santa Casa da Misericórdia e com algum apoio logístico da Câmara e da Junta de Freguesia.
O programa centrado em Povos e no santuário do Senhor da Boa Morte prossegue na noite de hoje, dia 16, (quarta-feira) com a abertura da quermesse no Largo do Pelourinho de Povos. Uma hora depois tem lugar um momento de oração nas instalações da Cáritas Paroquial em Povos na presença da imagem do Senhor Jesus da Boa Morte. Para as 22h00 está previsto o início, no Largo do Pelourinho, de um baile popular com o organista Quim Botas.
Já no dia 17, feriado municipal, realiza-se, a partir das 10h00, a procissão do Senhor Jesus da Boa Morte entre a futura igreja de Nossa Senhora da Assunção de Povos e o Santuário do Senhor da Boa Morte, presidida pelo pároco José Ezequiel. Meia hora depois abre a quermesse no Largo do Pelourinho e a missa solene da Ascensão realiza-se, na ermida, a partir das 11h00, seguida da tradicional procissão em redor do santuário com a Benção dos Campos e da Cidade desde o Cruzeiro da Independência.
A tarde será preenchida com folclore (15h00) e com uma actuação do coro Vocalle Allegro no Santuário do Senhor Jesus da Boa Morte.

Saiba mais nas edições de 9 e de 23 de Maio do Voz Ribatejana

Sem comentários: