sábado, 24 de novembro de 2012

Três crianças ainda estão internadas por intoxicação alimentar em escolas de Alenquer


Dez crianças que frequentam escolas públicas de Alenquer foram  internadas no Hospital de Vila Franca de Xira devido a uma intoxicação alimentar que atingiu pelo menos 75 alunos de diferentes estabelecimentos do concelho. Sete tiveram alta ainda na noite de ontem e outras três mantém-se internadas.
A Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) já esteve nas instalações da empresa contratada pela Câmara de Alenquer para fornecer refeições, onde recolheu amostras dos almoços servidos ontem para apurar responsabilidades. O presidente da edilidade, Jorge Riso, promete também abrir um inquérito, explicando que esta empresa está a servir refeições nas escolas locais há poucas semanas, depois de ter ganho o respectivo concurso.
Muitas dezenas de crianças dos jardins-de infância e escolas primárias do Agrupamento de Alenquer começaram a sentir-se mal após o almoço de sexta-feira, com vómitos e diarreia. Foi necessário instalar um pequeno hospital de campanha numa das escolas para assistir as crianças e 57 delas, com sintomas um pouco mais graves, foram conduzidas ao Hospital de Vila Franca de Xira.
Carlos Rabaçal, director clínico da unidade hospitalar, explicou que foram atendidas crianças com idades entre os 3 e os 9 anos com “sintomas e sinais de intoxicação alimentar”, mas que “não há nenhum caso de grande gravidade”. Por precaução, dez crianças com maior necessidade de “vigilância e de manutenção da hidratação” foram internadas.

Saiba mais na edição de 5 de Dezembro do Voz Ribatejana
 

Sem comentários: