sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Concelho de Vila Franca deve ficar com seis freguesias


A Unidade Técnica para a Reforma Administrativa do Território defende a redução de 11 para 6 do número de freguesias do concelho de Vila Franca de Xira. A proposta entregue, esta semana, na Assembleia da República admite dois cenários (A e B), mas prefere a solução B, que mantém as freguesias com maior tradição histórica e dimensão populacional. Na região, Arruda e Benavente mantêm as actuais quatro freguesias, Alenquer deve baixar de 16 para 11 e Azambuja de 8 para 6.
No caso do município de Vila Franca, a proposta B da UTRAT prevê a fusão/agregação das freguesias da Castanheira e das Cachoeiras, que ficarão assim com uma única Junta e a manutenção da freguesia de Vila Franca com as suas actuais características.
Depois, defende a agregação das freguesias de Alhandra, Calhandriz e São João do Montes numa única junta e o retomar da antiga ligação entre Alverca e o Sobralinho. Na zona sul do concelho, Vialonga fica como está e a Unidadee Técnica propõe a fusão entre a Póvoa e o Forte da Casa.
No caso de Alenquer destacam-se a fusão das duas freguesias da vila sede de concelho (Triana e Santo Estevão) e a agregação dos Cadafais ao Carregado.
Estas propostas deverão ser, ainda, apreciadas nas assembleias municipais antes voltarem à Assembleia da República para votação final.

Saiba mais na edição de 21 de Novembro do Voz Ribatejana 

Sem comentários: