sábado, 10 de novembro de 2012

Associação de Futebol de Lisboa suspende todos os campeonatos por causa das novas regras do policiamento



Todos os campeonatos de futebol e de futsal organizados pela Associação de Lisboa são, este fim-de-semana, suspensos, em protesto contra as novas regras de pagamento do policiamento dos jogos de juvenis e de iniciados preconizadas pelo Governo. Em causa estão 443 partidas e outras associações de futebol do país já equacionam a adopção de formas de protesto semelhantes.
Em comunicado, a AFL explica que, na base desta decisão estão as novas regras de pagamento de policiamento impostas pelo Decreto-Lei Nº. 216/2012, que prevê que todos os jogos dos escalões de iniciados e de juvenis deixem de ter policiamento obrigatório pago pelo Estado.
Os clubes que entendam que os jogos que se realizam nos seus terrenos podem solicitar policiamento, mas terão que o suportar, o que equivale a pelo menos 120 euros por jogo. Considerando que os clubes não têm capacidade financeira para serem eles a suportar mais este encargo, como já acontece com os jogos de seniores, a AFL decidiu promover este e outros protestos.
Na Internet circula já, entretanto, uma petição em “defesa da verdade desportiva e da segurança”, que reclama a revogação da decisão do Governo, considerando que a aplicação deste decreto-lei, desde o passado dia 9, fará com que deixem de “existir condições de segurança para uma prática de arbitragem leal” e prevendo que “muitas agressões surgirão em virtude desta decisão!”.
A AFL diz que solicitou a marcação de reuniões com o ministro da Administração Interna e com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, para “demonstrar a sua preocupação e a sua discordância com esta decisão do Governo que, consequentemente, irá pôr em causa a situação económico-financeira e, naturalmente, a sobrevivência dos seus clubes filiados, afectando ainda mais milhares de jovens que encontram no futebol uma forma salutar de praticar desporto”.


Saiba mais na edição de 21 de Novembro do Voz Ribatejana 

Sem comentários: