quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Livro dos 80 anos dos Forcados lançado em noite de emoções


O livro comemorativo dos 80 anos do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira (GFAVFX) foi apresentado oficialmente numa cerimónia carregada de emoções. Na noite da passada segunda-feira, data em que se assinalavam exactamente os 80 anos da fundação do grupo de Vila Franca, o Celeiro da Patriarcal reuniu algumas centenas de antigos e actuais forcados e de amigos do GFAVFX. Rodeada pela moldura especial da exposição “Glórias da Tauromaquia” vila-franquense, a sessão culminou com momento de fado protagonizados por António Pinto Basto.
Maria da Luz Rosinha sublinhou que os vila-franquenses se orgulham do seu grupo de forcados. “Este livro teve um parto difícil, demorou 10 anos, mas sentimos que se constitui também como um documento histórico sobre um dos grupos de maior longevidade no panorama tauromáquico português”, realçou a presidente da Câmara, frisando que o GFAVFX tem protagonizado “uma história de vitalidade onde gerações e gerações de moços de forcados se vêem espelhados”.
Já Ricardo Castelo, cabo do GFAVFX, agradeceu toda esta homenagem em nome do grupo. “O livro dignifica, retrata uma história de 80 anos, é importante começar a fazer alguma coisa que possa dignificar os forcados da nossa terra”, salientou.
Mais emotiva ainda foi a intervenção da madrinha do Grupo de Vila Franca, Maria Vitória Lopes, filha de um dos fundadores que, aos 84 anos, fez questão de estar presente. Tem sido desde sempre a madrinha do grupo e refere, na contracapa do livro: “Eles são as pessoas mais amigas que tenho nesta vida. Nenhum familiar é tão espontâneo e amigo como eles são”.
Ao longo de 200 páginas, o livro traça a história destes 80 anos do Grupo de Vila Franca, com depoimentos de cabos e de outras figuras da tauromaquia.
 
Saiba mais nas edições de 10 e de 24 de Outubro do Voz Ribatejana 

Sem comentários: