sábado, 1 de setembro de 2012

Fogo consome 30 hectares de mato e floresta e mata animais


Cerca de 30 hectares de mato e floresta foram consumidos ontem, num incêndio de grandes proporções que atingiu as freguesias de São João dos Montes e Calhandriz, no concelho de Vila Franca de Xira. O fogo ameaçou várias casas e atingiu mesmo alguns barracões, matando vários animais. O combate às chamas revelou-se particularmente complicado devido aos difíceis acessos da serra situada entre os Cotovios e a Adanaia.
Certo é que as chamas desenvolveram-se na zona da Quinta do Repouso, cerca das 12h15, e espalharam-se rapidamente por vários focos, ameaçando várias casas isoladas de habitação e consumindo um amontoado de lenha e cortiça, mesmo à beira da Estrada Nacional 248-3 (liga Arruda a Alhandra), que esteve cortada ao trânsito.
No local, o Voz Ribatejana apercebeu-se das dificuldades dos bombeiros para chegarem às zonas mais elevadas da serra e que o facto de boa parte das terras de cultivo estarem lavradas e limpas ajudou a que o sinistro não tivesse consequências mais graves. Os moradores e familiares procuravam, também, com o auxílio de baldes e de mangueiras impedir que as chamas chegassem às casas. Progressivamente, os bombeiros foram conseguindo espalhar-se por toda aquela área e controlar os vários focos do incêndio, que se estendeu às proximidades da Adanaia, já na freguesia de Calhandriz.
Foi necessário recorrer também ao auxílio de um helicóptero e o fogo foi dado como dominado a meio da tarde, mas o cenário que deixou ao longo da EN 248-3 é perfeitamante desolador. Os bombeiros mantiveram-se no local durante a última noite para prevenir eventuais reacendimentos.
No combate às chamas participaram cerca de 100 bombeiros das seis corporações do concelho de Vila Franca de Xira (Alhandra, Alverca, Castanheira, Póvoa, Vialonga e Vila Franca) e de cinco corporações vizinhas, dos concelhos de Arruda e de Loures.

Saiba mais na edição de 12 de Setembro do Voz Ribatejana 

Sem comentários: