segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Suspeitas de fogo posto na freguesia de São João dos Montes


Cerca de 60 hectares de mato e floresta foram consumidos pelo fogo, no dia 31, nas freguesias de São João dos Montes e da Calhandriz, no que constituiu o maior fogo ocorrido este ano no concelho de Vila Franca de Xira. Os bombeiros têm fortes suspeitas de fogo posto e as autoridades policiais estão a investigar.
Os acessos difíceis, a falta de meios de prevenção e um fogo que se espalhou rapidamente com vários focos complicaram a vida aos soldados da paz. Várias casas estiveram ameaçadas pelas chamas, mas os cerca de 120 bombeiros, apoiados por moradores, conseguiram evitar males maiores. Ainda assim ardeu um armazém e o fogo matou alguns animais.
 A operação foi articulada entre as corporações de Alhandra (responsável pela protecção da área da freguesia de São João dos Montes) e de Alverca (responsável pela área da Calhandriz). Foi preciso, ainda, solicitar o apoio de um helicóptero, muito importante no controle das chamas nos pontos mais altos da serra. A GNR cortou, entretanto, a circulação naquele troço da EN-248-3, até porque os focos de incêndio pareciam pulular daqui para ali, ora em mato situado mesmo à beira da estrada, ora num amontado de lenha e cortiça que existia junto a um pavilhão da Quinta do Repouso. “A extensão faz tudo, quanto mais extenso fica o fogo, mais difícil é de agarrar. O trabalho da máquina de rastos foi a nossa sorte”, refere Jerónimo Caetano, comandante dos Bombeiros de Alhandra. “No domingo (dia 2) à noite ainda foram largar novamente o fogo. Há grandes suspeitas de que tudo tenha começado logo na sexta com fogo posto. A Polícia Judiciária e a GNR estão a investigar”, acrescenta.

Saiba mais na edição impressa de 12 de Setembro do Voz Ribatejana

Sem comentários: