segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Impasse na Rua Alves Redol



A polémica em torno do modelo de estacionamento e circulação na artéria principal de Vila Franca de Xira promete continuar a dar que falar. Já depois do ensaio efectuado no dia 11, com a passagem em simultâneo de um autocarro e de dois ligeiros, conforme noticiou o Voz Ribatejana, a Coligação Novo Rumo (PSD/PPM/MPT) solicitou o agendamento do assunto para a sessão camarária de dia 19. Depois de muita discussão e com poucos sinais de entendimento entre a maioria PS e a oposição (CDU e CNR), a presidente Maria da Luz Rosinha explicou que vai reflectir sobre o assunto e voltar a abordá-lo numa próxima reunião. 
Helena Pereira de Jesus (vereadora social-democrata eleita pela CNR), que assistiu ao ensaio e suscitou desde logo muitas dúvidas, disse, agora, que a coligação liderada pelo PSD “chegou à conclusão que não cabem” três faixas e três veículos lado a lado na Rua Alves Redol. “O que se verificou foi que os espelhos dos autocarros ficam dentro do passeio, que as pessoas que ali circulam a pé podem levar com esses espelhos, as bermas tiveram que ser utilizadas por esses veículos. Achamos que esta situação coloca em causa a segurança, tanto dos veículos como dos peões", vincou, sugerindo que deveria haver também um parecer da PSP sobre a matéria.
Também Bernardino Lima (CDU), que representou a CDU no teste de dia 11, mantém muitas dúvidas. “Naquele ensaio estiveram um autocarro e dois carros pequenos, se forem duas carrinhas tipo Ford Transit a sensação que tenho é que batem mesmo”, observou o autarca vila-franquense, garantindo que alguns agentes policiais que estiveram no local um pouco mais tarde também manifestaram muitas reservas.
Alberto Mesquita, vice-presidente da Câmara, lembrou que tem tentado conciliar posições nesta matéria, que as três vias na Ponte Marechal Carmona também suscitaram preocupação e funcionam bem e que as pessoas se vão habituar a passar de acordo com o espaço que têm. O eleito do PS salientou até que está convicto que as situações de simultaneidade de três veículos lado a lado “dificilmente vão acontecer”, porque os autocarros não estão permanentemente a passar e porque, quando for o caso, os condutores dos ligeiros, se sentirem falta de espaço, vão circular na sua faixa, um pouco atrás do autocarro. “Temos uma questão para resolver, o projecto de requalificação da Alves Redol foi pensado de acordo com uma filosofia que inclui o corredor bus. Não tem sentido ter um corredor bus no princípio da rua e depois os autocarros terem que chegar para a faixa de dentro”, acrescentou, frisando que, a não existirem as três faixas, acha que a alternativa será aplicar esse projecto e eliminar os estacionamentos.


Saiba mais na edição de 26 de Setembro do Voz Ribatejana

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