terça-feira, 31 de maio de 2011

Bombeiros precisam de material de desencarceramento

A viatura de desencarceramento dos Bombeiros de Vila Franca de Xira tem saídas quase diárias para socorrer acidentes na região, mas os equipamentos de que a corporação dispõe estão longe de corresponder às necessidades. Isso mesmo foi dito pelo presidente da associação, Carlos Fernandes, no sábado, na sessão comemorativa dos 129 anos da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Franca de Xira (AHBVVFX). O dirigente lembrou que a corporação de Vila Franca está numa zona “fulcral” do País em termos de tráfego rodoviário e ferroviário, atravessada pela Auto-estrada do Norte, pelas nacionais 1 e 10 e pela Linha do Norte. “Todos os dias o nosso carro de material de desencarceramento sai para socorrer acidentes. Vai ser necessário novo equipamento, porque já começa a ser muito difícil desencarcerar com o material que temos. É necessário que o apoio que é dado aos bombeiros não passe por mais cortes”, vincou.
No sábado, a corporação inaugurou uma nova viatura e a ampliação do quartel. Carlos Fernandes começou por explicar que o projecto do novo quartel (inaugurado em 2003) vinha já dos anos 80 e revelou-se exíguo para as necessidades da corporação. “Era um projecto já desactualizado, embora muito bonito, e a verdade é que cá dentro, na prática, não tínhamos instalações suficientes", frisou.
Também António Pedro Lopes, comandante dos Bombeiros de Vila Franca, realçou a necessidade de equipar devidamente as viaturas de primeira intervenção de que a corporação dispõe.


Saiba mais na edição de 8 de Junho do Voz Ribatejana

1 comentário:

Anónimo disse...

No acidente de sábado à noite na A1 sentido Norte Sul, dia 28 de Maio de 2011, horas após o Presidente do Bombeiros Voluntários de Vila Franca de Xira comunicar que era necessário equipamento de desencarceramento novo o equipamento falhou, tendo uma avaria que o tornou inoperacional e obrigando os Bombeiros de Vila Franca a recorrerem a outras corporações para poder prestar o auxilio necessário.