quinta-feira, 26 de maio de 2011

Azambuja já está em festa


A Feira de Maio de Azambuja, uma das mais castiças do Ribatejo, foi inaugurada esta tarde, na praça do Munícipio. Em época de contenção, a grande festa popular azambujense mantém o espírito tradicional, faltando este ano apenas a habitual corrida de toiros, que não se realiza devido às obras que decorrem na praça de toiros. Hoje abriram, também, abriram também a Praça das Freguesias e os pavilhões do artesanato, turismo e actividades económicas. Ainda hoje haverá a primeira entrada e largada de toiros.
Na praça das freguesias, os visitantes poderão desfrutar de muita animação, oriunda das várias freguesias do concelho e também de muitos petiscos tradicionais desta época do ano. O Torricado de Bacalhau como prato típico do Ribatejo será também uma das atracções gastronómicas da festa. E, sendo um prato muito típico, terá este ano honras de demonstração de como se prepara pelas onze e meia da manhã, na Praça do Município.
Ao longo dos 5 dias da Feira de Maio haverá cinco entradas e largadas de toiros, com destaque para sexta-feira, onde após a largada de toiros tem início a noite mais longa da festa. Trata-se do dia dedicado à sardinha assada que será distribuída juntamente com pão e vinho de forma gratuita pelos visitantes.
Na música, o destaque vai para a actuação do fadista Marco Rodrigues à meia-noite de quinta-feira, no Páteo do Valverde, e para os Deolinda, no sábado à noite, no Campo da Feira. No domingo, o dia é do Campino. Este ano, o homenageado será o Campino Victor  Manuel Guerreiro da Silva.
A festa acaba na segunda-feira com iniciativas dedicadas aos mais novos e com a entrega de prémios às janelas e fachadas ornamentadas com motivos alusivos à festa,

Saiba mais na edição de 8 de Junho do Voz Ribatejana

Sem comentários: