domingo, 3 de abril de 2011

Passos Coelho critica "esbanjamentos" da Parque Escolar


Pedro Passos Coelho critica a forma como a Parque Escolar estará a planear gastar 5 a 7 milhões de euros na construção de auditórios em algumas escolas da região de Lisboa. No final de uma visita à Escola Secundária do Forte da Casa, na tarde de sexta-feira, o líder do PSD defendeu que “com um décimo destes valores” é possível transformar escolas antigas em “escolas-modelo” ao nível das infra-estruturas.
“Espero que nos próximos anos este tipo de melhorias possa ter lugar e que se gaste menos dinheiro”, vincou o presidente do PSD depois de, durante uma hora, ter dialogado com responsáveis e alunos desta secundária do concelho de Vila Franca de Xira, construída há 23 anos e, actualmente, com cerca de 1500 alunos. A escola do Forte da Casa está na calha para um investimento significativo de remodelação da Parque Escolar, mas Passos Coelho referia-se mais a casos como o da vizinha Escola Básica dos 2º. e 3º. Ciclos de Vialonga, para onde a Parque Escolar já anunciou uma ampliação orçada em 18 milhões de euros e, depois, reduzida para 15 milhões. A própria presidente da Câmara de Vila Franca, a socialista Maria da Luz Rosinha, já se mostrou “surpreendida” com o desafogo financeiro que a Parque Escolar parece manifestar quando, ao mesmo tempo, são impostos tantos limites e cortes aos municípios.
Passos Coelho observou que a Escola do Forte da Casa “precisa de uma intervenção” e de ser melhorada no seu espaço físico, mas defendeu que deve ser “uma pequena intervenção” capaz de dotar o estabelecimento de melhores espaços físicos e pedagógicos.

Saiba mais na edição de 13 de Abril do Voz Ribatejana

2 comentários:

Anónimo disse...

A Sra Presidente devia ser a primeira a não dizer uma palavra sobre essa escola. Corre pela Vialonga que gostava de umas rotundas e arruamentos "à pala" da Parque Escolar... entre outras coisas "à pala" desse "desafogo". E o Dr Passos Coelho quando for PM vai gostar muito de cortar umas quantas fitas nas inaugurações das novas escolas... Já sabemos como é quando se está de um lado ou de outro da barricada. É sempre assim neste país. Ou se é do Governo ou da Oposição, nunca da Colaboração. Por isso estamos como estamos. E o pior é que não há alternativa nenhuma. Nem as moscas já mudam...

Unknown disse...

Passos Coelho tem toda a razão!..Afinal vai-se gastar 5 a 7 milhões de euros num auditório em Vialonga para q?..Sustentar projectos de fachada já chega, esse projecto de orquetra na escola de vialonga é só para inglês ver...precisamos de investir na educação, mas o pouco dinheiro existente é para termos professores competentes e motivados, é para bibliotecas incentivar a leitura, aulas de apoio, investir muito no ingles e linguas estrangeiras aos miudos...salas de aula com material..etc...Deizem-de de maluqueiras auditórios de 7 milhões em vialonga para meia duzia de miudos andarem a tocar violino..é para rir, para não chorarmos..Tudo louco!