domingo, 27 de fevereiro de 2011

Vila Franca apresenta os melhores cartoons de 2010



O Cartoon Xira, exposição anual lançada há 10 anos em Vila Franca de Xira com o objectivo de apresentar os melhores trabalhos elaborados em cada ano por alguns dos principais cartonistas portugueses, abriu, ontem, no Celeiro da Patriarcal. A mostra, que ficará patente até 10 de Abril, desenvolve este ano a sua componente internacional (inaugurada em 2010) com a apresentação, em paralelo, de trabalhos do holandês Willem, colaborador do jornal francês Libération.  
Os livros “Cartoons do ano 2010” e “Willem – de mal a pior”, que foram lançados ontem em Vila Franca, serão, também, apresentados, hoje à tarde (17h00), na papelaria FNAC do Chiado, em Lisboa.
São compilações dos trabalhos expostos em no Cartoon Xira, que permitem “levar para casa” a colecção de alguns dos melhores trabalhos dos cartonistas António, Augusto Cid, Maia, António Jorge Gonçalves, Cristina Sampaio e André Carrilho, publicados em 2010. “Willem – de mal a pior” reúne desenhos de Willem, publicados no Libération.
Ontem, João de Carvalho, vereador da Cultura, sublinhou que o Cartoon Xira é já uma iniciativa “cimentada na cultura nacional”. António, conhecido cartonista natural de Vila Franca que ajudou também a impulsionar o evento, mostrou-se preocupado com o possível impacto da crise económica na continuidade do Cartoon Xira e defendeu que o evento deve tentar cativar mais o interesse da imprensa nacional.


Saiba mais na edição de 2 de Março do Voz Ribatejana 

Sem comentários: